Como Funciona a Energia Solar

Cada dia que passa, está sendo mais importante entender como funciona a energia solar, para poder fugir dos altos reajustes e tarifas da conta de luz, que está cada vez ficando mais cara e não há previsão de mudança.

Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que regularizou a micro e minigeração distribuída no Brasil, o sistema funciona em forma de compensação de energia, permitindo o consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local. Para maiores informações sobre a Resolução 482 baixe o Caderno Temático publicado pela ANEEL.

Veja a cartilha Por dentro da conta de Luz para entender mais sobre o Sistema Elétrico Nacional.

Ainda com dúvidas?
Veja o guia da ANEEL

Quais os tipos de consumo de eletricidade com energia solar?

Veja nos quadros abaixo para entender os diferentes tipos de consumo de eletricidade com energia solar.

Auto Consumo
Crédito de Energia
Energia Fornecida pela Concessionária

O que mudou na Resolução 482 (atual REN 687)?

Autoconsumo Remoto

Com a atualização da REN 482 é possível instalar o gerador fotovoltaico em locais distantes do ponto de consumo desde que no território da mesma concessionária de energia e mesma titularidade de Pessoa Física ou Jurídica (ex. empresas Matriz e Filial).

Geração Compartilhada

Na geração compartilhada, pessoas físicas e jurídicas, de CPF e CNPJ diferentes mas que utilizam os serviços da mesma concessionária de energia, podem compartilhar a geração de energia comprovando o vínculo entre os integrantes.
Desta forma, é possível transferir os créditos para terceiros como vizinhos, parentes, empresas, etc.

Créditos de Energia

A energia excedente gerada e enviada para a rede da concessionária é convertida em créditos para serem utilizados posteriormente. Na revisão da resolução 482 o tempo para do uso dos créditos de energia passou de 36 para 60 meses. Ou seja, o cliente terá 5 anos para usar a energia que ele gerou e não consumiu.

Uso em condomínios

Agora é possível gerar energia compartilhada com múltiplas unidades consumidoras (condomínios) caracterizados pela utilização da energia elétrica de forma independente. Como os condomínios têm pouca área de telhado, a energia gerada será fracionada para cada unidade consumidora, bem como para as áreas de uso comum, reduzindo o valor da conta de luz.

Confira no blog a matéria:
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM CONDOMÍNIOS

Seu projeto com segurança, envie via formulário.

  • #1 em energia solar no Brasil. 

  • Mais de 22 concessionárias conectadas

  • Garantia e assistência técnica nacional

  • Tecnologia certificada

  • Mais de 16 anos de experiência

Se preferir nos chame direto do seu WhatsApp.